Por onde passamos as pessoas sorriem e nos cumprimentam, deseja-nos "feliz natal", amigos secretos são feitos, presentes são dados, e a glamurosa festa do aniversário de Jesus é feita com toda a pompa possível que nossos orçamentos podem pagar.
Mas, vamos parar pra pensar: O que será isso que dizem ser o natal?
1º Apesar da comemoração ser inicialmente o aniversário de Jesus, este muito provavelmente não nasceu nesse dia (veja).
2º Essa data há muito tempo deixou de ser religiosa, para se tornar totalmente comercial, uma guerra de promoções, de ofertas, de descontos. Experimente entrar em uma dessas lojas de departamentos que sairá de lá achando que estava em uma sessão de massagem indiana, tanto os empurra-empurra e as cotoveladas que recebe desde o provador até chegar no caixa.
3º Hipocrisia. É o que mais tem nesa época: "Tome aqui um quilo de feijão, tenha um feliz natal" é o que uma simpática dona de casa fala ao se deparar com um necessitado em frente de sua casa, coisa que meses atrás faria o sujeito correr dali com um caloroso: "Não tenho nada não, vá trabalhar". Mas é época de natal, temos que ser simpáticos uns
com os outros, afinal todos somos irmãos.
Na verdade, teríamos que ter o "espírito de natal" o ano inteiro, no entanto passamos o ano todo sendo egoístas com todos, fazendo coisas erradas e quando chega no final do ano, é inevitável que não se contagie com essa promessa de ser uma pessoa melhor (pelo menos agora).
Não sou do contra, eu também participei de vários amigos secretos e enfrentei filas pra comprar presentes, mas não sai da minha cabeça o fato de que essa data que é tão esperada, foi transformada pela mídia e pela sociedade justamente para ser o que é hoje. O consumo cresce, os lojistas agradecem, as crianças vão para os sinais pedir a "ajuda para o natal", e ficamos com a consiência limpa pois ajudei uma pessoa, um irmão.
E depois que toda essa loucura acaba, vem outra grande promessa de renovação, de paz e de novo espírito, e fazemos tudo de novo, novas compras, novas festas, novas roupas, tudo para o ano velho sair e entrar o ano novo com tudo novo.
O que todos nós precisamos e ter essa renovação a cada dia, deitar a noite e pensar que amanhã você seja melhor do hoje, melhor como pessoa, como profissional e como ser humano.
Não sejamos escravos de uma imposição da sociedade em sermos boas pessoas só um
mês no ano, e sim sermos boas pessoas o ano inteiro.
Esse post vale mais como um desabafo, já que todos estão de uma certa forma vidrados nesse espírito natalino que não consegue enxergar o por trás disso tudo.
Sejamos pessoas melhores hoje e sempre, e para todos: felicidades todos os dias da sua vida :)
Consumismo natalino
0 responses to "Feliz Natal"