sexta-feira, março 07, 2008 | Posted in , ,

Olá a todos!

Estava pensando agora há pouco, enquanto estava vindo para o trabalho, a atitude de muitas empresas em bloquear internet, bloquear sites de busca, sites de notícias e principalmente o grande vilão delas: MSN.

Primeiramente eu pensei em escrever sobre os bloqueios à internet e em como isso se reflete na produtividade do usuário, mas vou deixar isso para um próximo post.

Mas juntamente com isso eu também pensei em como seria interessante se a empresa em vez de bloquear o msn, usá-lo como ferramenta de trabalho. Então pensei em algumas maneiras de fazer isso:

1º) Assim que fosse contratado um novo funcionário, a empresa criaria um novo endereço de hotmail com sua indentificação, por exemplo: daniel_ti_blokus@hotmail.com, assim indentificava o nome da pessoa, o setor e a empresa a qual pertence, após feito isso a lista com todos os hotmails da qual aquele colaborador precisa ter é salvo nesse novo endereço. Assim o funcionário não utilizaria seu endereço de hotmail pessoal para se comunicar com a empresa e vice-versa.

Evidentemente existe uma grande falha ai, e se eu adicionasse um amigo meu, minha namorada, meu irmão nesse novo endereço? Não teria como ter controle quanto a isso.

Por isso pensei em um novo método.

2º) Eu ainda não vi nenhuma solução parecida com essa, de modo que é uma boa para os desenvolvedores de aplicações WEB darem uma pensada.

É o seguinte, um único endereço é criado, esse endereço será do administrador, por exemplo: admin_blokus@hotmail.com com esse endereço eu posso me logar numa página do site (veja que eu coloquei hotmail, mas pode ser qualquer coisa, só estou utilizando o exemplo do hotmail por ser o mais popular) e poder adicionar endereços de e-mail, criar grupos, restringir ou liberar acessos a certos endereços ou grupos, ou seja, todas essas tarefas administrativas. Digamos que eu sou novato e entre agora na empresa, o administrador vai criar um e-mail pra mim, pode ser o mesmo sugerido ai em cima: daniel_ti_blokus@hotmail.com e depois disso pode me incluir no grupo TI, onde tem o endereço de todos os envolvidos nesse grupo, assim no meu comunicador iria aparecer somente os endereços de e-mail do meu grupo, caso precisasse me comunicar com outras pessoas de outros setores bastava solicitar ao administrador no comunicador mesmo, clicando no botão de adição apareceria uma tela para escrever o nome da pessoa, setor e o porquê precisa dessa pessoa no comunicador. Uma mensagem aparece para o administrador que irá avaliar se realmente é necessário adicionar essa pessoa, ou se é uma pessoa externa (um cliente, um fornecedor ou mesmo um amigo do funcionário).

Desse modo poderíamos restringir a adição de novos endereços, já que tudo passaria pelo filtro do administrador.

Eu ainda não vi uma solução desse tipo, pode até ser que tenha algo parecido. Agora se ninguém nunca ouviu falar disso e quiser implementar, pode me contactar, pois eu penso em muitos detalhes de como funcionaria mas não da pra postar aqui!

Bem pessoal, a internet é um meio de comunicação tecnológico mais rápido que existe (mais rápido até do que o telefone, que era o de antigamente), podemos entrar em contato com alguém do japão agora mesmo, basta dar dois cliques em cima do nome dele e já começaremos a escrever (ou falar caso queira).

Então por que não usar todo esse poder para aumentarmos a nossa produtividade dentro das empresas? Basta usarmos ou mesmo criarmos as ferramentas corretas, aliados a treinamentos, educação e boa seleção de colaboradores.

Até mais!!!

Essa imagem não é real, apenas um exemplo do logo.

Category: , ,
��

Comments

2 responses to "MSN Corporativo"

  1. Anônimo On 7 de março de 2008 às 11:40

    Já existe uma versão corporativa do MSN. Chama-se LCS (Live Comunication Server), mas prefiro uma solução baseada em XMPP (Jabber e similares)

    http://jabber.org

     
  2. Daniel Frade On 7 de março de 2008 às 12:04

    Muito bom, dei uma olhada e realmente Jabber parece ter bastante recursos.
    Apesar de não ter testado, só vejo elogios pelos sites em que ele é citado!
    Muito bom mesmo!