sexta-feira, março 06, 2009 | Posted in , , ,

Entra ano e sai ano e sempre é a mesma história. Chega o momento da declaração o Imposto de Renda e é sempre a mesma coisa: E-mail chegando com a “última versão do programa para declarar o IR” ou então: “Foi lançada uma atualização do IR com as últimas alterações do cadastro”.

E o pior não é isso, o pior é saber que muitas pessoas ainda tendem a clicar em algum link em e-mails desse tipo.

Conheci um sujeito que certa vez me chamou para olhar um e-mail que ele tinha recebido. O e-mail continha um texto em inglês que traduzindo informava mais ou menos o seguinte:

“Olá, você foi o escolhido para ser o mais novo sócio do Banco X. Essa oportunidade foi contemplada apenas para alguns felizardos e com isso todos receberão um valor depositado na conta corrente.

Para poder participar dessa grande vantagem, basta nos informar em qual conta poderemos depositar o seu valor inicial.

…”

Ainda tinha mais texto, mas não estou lembrado agora do restante do conteúdo. O que fiquei com mais raiva nesse dia não foi o fato de ele ter me chamado, foi o fato de eu ter dado uma explicação inteira sobre o que seria um phishing ou no mínimo um hoax e mesmo assim depois de tudo isso ele insistiu, imprimiu o e-mail e levou pra casa para “averiguar melhor”.

Exemplos como esse acontecem todos os dias e por isso nossas redes ficam inseguras, não importa se o sistema de segurança for o melhor do mundo a ser implantado se não tiver a consciência do usuário.

Toda vez que recebo uma mensagem sensacionalista eu busco na internet a veracidade das informações. Um dos sites preferidos é esse:

http://www.e-farsas.com/

e-farsas

Por isso pessoal, na dúvida pode deletar, pois hoje nós ainda não atingimos a maturidade de utilizar o e-mail como o único meio de contato para operações mais sérias, como por exemplo ser notificado da inclusão do seu nome no SERASA. Pode até ser que lhe notifiquem por e-mail E por carta também.

Olhos atentos!

Daniel Frade

Category: , , ,
��

Comments

0 responses to "IR – Hora do Leão e dos falsos e-mails"