E lá estamos em algum tempo livre do trabalho acessando rapidinho o orkut, facebook ou MySpace. Legal não é? Com certeza não, pois o fato é que alguém pode estar observando esse ato nada produtivo.
As redes sociais são ótimas para a integração de pessoas, mas também trazem alguns malefícios se não for usada corretamente, além de prover dados sensíveis como endereço, local de trabalho, lugares que frequenta, entre outros.
Além dos problemas pessoais, também pode causar problemas para o seu emprego principalmente se entrar no seu perfil e deixar uma mensagem como: “Odeio meu trabalho”. Aliás, lembro de algum tempo atrás ter lido que alguns dos entrevistadores de algumas empresas estavam utilizando a internet para verificar como é o candidato X na internet. Buscas em fóruns, comunidades, grupos e redes sociais faziam parte da avaliação do candidato.
Era comum encontrar, por exemplo, candidatos que entravam em comunidades de redes sociais com o título: “Odeio trabalhar” ou “Odeio chefe” ou então “Trabalhar é pra quem não tem nada o que fazer… o negócio é curtir”. E tantos outros que no primeiro momento assusta quem está avaliando o candidato.
Tá certo que sua vida pessoal não tem nada a ver com a profissional, agora diga isso a seu entrevistador da empresa que você quer tanto entrar. Dependendo do cargo você será extensão da empresa até quando estiver externo dela. Não se diz: “Daniel Frade” se diz: “Daniel Frade da Microsoft”.
Por isso cuidado nunca é demais com o que sai escrevendo por ai, aos profissionais de tecnologia a regra é participar de fóruns, grupos de discussões, redes sociais profissionais (http://cwconnect.computerworld.com.br/) e transformar tudo isso em portfólio eletrônico.
Pode ate pensar que é besteira, mas dê uma olhada no link abaixo e verá que algumas pessoas levam a sério mesmo o que se diz em redes sociais, seja ela qual for.
http://carreiradeti.com.br/demitido-falar-mal-empresa-rede-social/
Cuidado mais uma vez e veja se realmente vale a pena se arriscar.
Daniel Frade
0 responses to "Redes Sociais"