sexta-feira, janeiro 04, 2008 | Posted in , , , ,
Isso não é de hoje que acontece, vou relatar o que acabou de acontecer comigo:
Liguei para uma loja, para fazer a cotação de uns produtos e material de escritório, peguei o número da loja que sempre atende a nossa empresa. Ao ligar pra lá, tive a seguinte conversa com a atendente:
- Bom dia, quem fala?
- Juliana.
- Juliana, gostaria de saber o valor de alguns produtos de escritório...
- O que seria?
- Seria uma resma de papel re.....
- Tá OK.......
Nem ao menos deixou eu terminar de falar e já me transferiu para alguém que não sei quem é, o fato é que fiquei passeando pelos ramais da empresa sem conseguir falar com alguém que me pudesse fornecer o valor do produto desejado.
Ao final de uns 5 minutos passeando, finalmente pareceu que alguem atendeu mas na verdade a ligação "caiu".
É nesses momentos que eu penso: Essas lojas dependem dos clientes, e no entanto o atendimento é péssimo, as pessoas não são nem um pouco educadas e parecem que estão fazendo um favor ao cliente.
Já teve vezes que eu quase implorei para pedir o valor de um orçamento, simplesmente por que não tinha mais empresas que ofertassem o tipo de serviço que eu estava desejando.
O que não entendem é que focam muito no produto, ou seja, eles estão vendendo produto X por um preço Y, e o único diferencial que fazem é se a loja ao lado vender o mesmo produto por um preço Y-5, então também tem que adequar ao mesmo preço.
Eu adoro sushi, e sempre vou no mesmo restaurante pois além do sushi ser uma delícia, o atendimento é excelente, e eles nem cobram 10% de serviço, é opcional mas eu faço questão de pagar. E isso é um diferencial para a empresa, o preço não é o mesmo do mercado, é mais caro, e no entanto tem a fidelidade do cliente.
As empresas deviam focar mais na pessoa, no cliente e não no produto em si, eles não estão vendendo sushi, não estão trocando um pneu, não estão pintando a casa, eles estão alimentando-o exoticamente, estão lhe tirando um sufoco, estão tornando mais bonito o seu ambiente.
Sempre o foco do cliente, assim o trabalho fica diferente, a empresa está servindo ao cliente, esta tornando a experiência do cliente mais satisfatória, dando alegria ao deixá-lo confortável, tornando-o importante. E isso faz com que o cliente compre mais, ou que volte ao mesmo lugar para ter um bom atendimento.
Aqui em Fortaleza acontece muito esse tipo de coisa, por causa da cultura de proximidade, aqui as pessoas se interagem muito rápido e isso tem 2 lados da moeda. A maioria das pessoas começam uma conversa como se já conhecesse a outra há muito tempo, provavelmente não teria nenhuma problema se na conversa acima eu tivesse feito com um amigo meu, mas com uma loja grande deveria ter um mínimo de formalidade, de atenção e de qualidade.
O mercado está voltado para a qualidade, e tem muitos consumidores dispostos a pagar mais por isso (o que eu não acho certo, pois você teria que ter o menor preço a qualidade do serviço, produto e atendimento tem que ser básico, é o 1º item).
Diga-se se você ficaria ou não ficaria chateado caso alguém interrompesse sua fala, ou deixasse de falar o pedido ou não lhe atendesse direito, é como se

Comments

0 responses to "Qualidade???"