terça-feira, março 24, 2009 | Posted in

Olá a todos,

Fiquei esse tempo sem postar pois muitas coisas aconteceram e eu realmente não tive tempo para fazer nada.

Bom, o que me motivou a escrever esse post foi um tema que praticamente acontece todos os dias, e que inclusive já comentei aqui no blog sobre, mas que na verdade eu nunca acho um tema fora de moda pois os verdadeiros perdedores somos nós: os consumidores.

Na empresa temos um sistema ERP para controle dos processos básicos de qualquer empresa. Como faz pouco tempo que aconteceu a migração, ainda temos o contrato de suporte.

Aconteceu uma situação na empresa com um dos módulos desse ERP (nos temos 13 módulos no total), pois bem, liguei para o suporte do módulo 1 onde depois de várias tentativas a atendente disse que o problema estava na integração com o módulo 2, e disse que iria me transferir para o técnico do módulo 2 pois ela não conhecia nada daquele sistema.

Até ai tudo bem, mas depois de mais de 20 minutos esperando o técnico do módulo 2 acabei desistindo e ligando novamente, só que desta vez solicitando o suporte diretamente do módulo 2.

Um rapaz atendeu e perguntou minha dúvida, para um melhor entendimento comecei pelo começo logicamente: “Bom, eu estava no módulo 1 e estava tentando transferir um funcionário para…” o atendente nada simpático interveio da seguinte forma: “Olha aqui, você ligou pra ter suporte do módulo 1 ou do módulo 2? Este aqui é do módulo 2, portanto ligue novamente e peça suporte do módulo 1.”

Esperei o atendente terminar e finalmente falei: “amigo, você poderia, por favor, deixar expor minha dúvida até o final?”. Depois disso ele me atendeu secamente.

Ao final do suporte, é enviado um e-mail com uma pequena pesquisa de satisfação, onde defini o atendimento como concluído, mas com o atendente como regular (que era a menor nota), além de uma observação a respeito de como ele me atendeu.

Infelizmente temos que passar por isso todos os dias, mesmo com serviços pagos caríssimos ainda temos que suportar atendentes desqualificados e mal-educados. Acredito que se você trabalha com o público e aconteceu algum problema, entenda por problema alguém morreu da família ou está se separando da mulher ou algo parecido, então o melhor é ficar em casa.

Se for pra ir ao trabalho, saiba que é pra fazer o melhor de si. Estudar 6 anos de faculdade, enfrentar estágio e depois mais 10 anos de empresa não torna ninguém profissional.

O profissional é mais do que conhecimento técnico, é um conjunto de atributos que definem a elegância e classe que um indivíduo desempenha uma tarefa.

Pense bem como está tratando os seus clientes, colegas, parceiros, subordinados e afins.

Aqui em Fortaleza infelizmente a cultura informal é muito forte, os “profissionais” de serviços lhe atende como se estivessem falando com um parente deles. Nem todas as pessoas têm esse costume de ser recebida, por se tratar de uma cidade turística a forma de abordagem deve ser repensada.

Não é a toa que muitas lojas de shopping têm a seguinte placa anunciando uma vaga de emprego:

“CONTRATAM-SE VENDEDORES. EXPERIÊNCIA DE NO MÍNIMO 1 ANO NO ATENDIMENTO AO CLIENTE. BOA APARÊNCIA. PREFERENCIALMENTE PESSOAS VINDAS DE OUTROS ESTADOS.”

Quem sai perdendo?

Category:
��

Comments

0 responses to "E o profissionalismo, onde está?"