sábado, abril 04, 2009 | Posted in , , , ,

Recentemente instalei o SUSE 11.1 no meu notebook para testar, e até agora a impressão que estou tendo é: ÓTIMA.

A interface do KDE 4 é muito intuitva e vem com uma gama de recursos na instalação. Esta por sua vez ocorreu de forma tranquila e sem traumas.

openSUSE_111Uma amostra de como ele pode ficar 

Já realizei a instalação das atualizações e pacotes adicionais como MP3 e Codecs de vídeos (para quem não sabe o formato de mp3 é proprietário e portanto quem quiser utilizá-lo precisa pagar por isso, como o linux é software livre dificilmente encontrará uma distribuição que já venha nativamente com suporte a mp3).

Mas o que me motivou a instalar e testar o SUSE 11.1 foi seu suporte nativo a arquivos do office 2007, como tenho essa suíte instalada no trabalho, crio diversos documentos nesse formato XML (xlsx, docx, pptx, etc.) e por isso teria essa limitação de ficar tendo que converter o arquivo para usar no linux.

Bem, depois que instalei tive outra surpresa, além do “iniciar” agrupar todos os programas por categorias: Jogos, Escritório, Internet, Configurações, etc. logo na primeira tela aparece algo como: “Gerenciador de dados pessoais”.

Resolvi clicar e testar, qual não foi a minha surpresa quando ao abrir o programa é tudo o que sempre quis: um Outlook 2007 enxuto, rápido de abrir e executar as operações, com lembretes, email, RSS, agenda, calendário, tarefas, completo mesmo.

Ainda não tive a oportunidade de testar completamente pois estava sem internet no momento para testar o e-mail e o RSS.

Meus planos já mudaram, pois coincidentemente estava esses dias a procura de um programa de agenda simples para gerenciar minha vida de controle de TI durante o dia e estudante a noite, no Windows e fiz o download de uns 10 programas para testar.

Mas depois que comecei a conhecer os recursos do SUSE, to tentado a usá-lo por padrão para esse tipo de controle. É como alguém disse: “Use o melhor: Linux para trabalhar e servidores, Mac para multimídia e Windows para jogar e entretenimento.”

Ainda não cheguei no nível de substituir totalmente o Windows, até por que sou novato no mundo Linux, mas que até agora minhas impressões estão sendo as melhores possíveis.

Pode realizar o download do SUSE 11.1 clicando na logo abaixo.

LogoSuse

Daniel Frade

Comments

0 responses to "SUSE Linux 11.1"